Farm News 10/04 a 16/04
F
Produção de grãos está estimada em 312,5 milhões de toneladas na safra 2022/23
Com a entrada da fase final da colheita das culturas de primeira safra, a produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/23 está estimada em 312,5 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 40,1 milhões de toneladas quando comparada com a temporada 2021/22 – alta de 15%. No caso da área plantada, é esperado um crescimento de 3,3%, o que corresponde à incorporação de 2,5 milhões de hectares, chegando a 77 milhões de hectares. Os dados estão disponíveis no 7º Levantamento da Safra de Grãos divulgado, nesta quinta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O bom desempenho é explicado não só pelo aumento de área, como também pela melhoria da produtividade de culturas como soja, milho, algodão, girassol, mamona e sorgo. No entanto, o resultado consolidado ainda depende do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas de 2ª e 3ª safras.
Fonte: Conab
Brasil e China criam plano de trabalho para implementação de certificação eletrônica
Com o objetivo de dar mais efetividade, combater e prevenir fraudes na exportação de produtos de origem animal, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Administração-Geral de Aduanas da República da China (GACC) criaram o Plano de Trabalho Brasil-China de Cooperação na Certificação Eletrônica para Produtos de Origem Animal. A proposta foi assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante o encontro oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da China, Xi Jinping, dia 14 de abril, na capital chinesa, Pequim. Os certificados sanitários internacionais para produtos de origem animal são documentos essenciais para o comércio internacional e contêm informações que comprovam o atendimento aos requisitos sanitários e de segurança dos alimentos.
Fonte: Mapa
Acordo com Emirados Árabes prevê usina de diesel verde de carnaúba no Brasil
Os governos do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos firmaram um acordo que prevê investimento de R$ 12 bilhões para produção de diesel verde, a partir da carnaúba, palmeira típica da região semiárida nordestina, do dendê. A usina para produção do diesel será na Bahia, onde o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital atua como controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. O fundo empresarial comprometeu-se a fazer o investimento no período de 10 anos, incluindo a construção de uma fábrica de diesel verde e uma de querosene de aviação sustentável. O diesel verde, ou diesel renovável, pode ser produzido a partir do hidrotratamento de óleos vegetais ou gorduras animais, da síntese de moléculas a partir de gás de síntese obtido pela gaseificação de resíduos orgânicos, pela fermentação de cana de açúcar, entre outros processos. Sua composição é semelhante ao diesel derivado do petróleo, por isso pode ser misturado ao diesel mineral em qualquer proporção, até mesmo em substituição integral.
Fonte: AgroBand
Centro de Agricultura Digital vai prover tecnologias para pequenos produtores
Acaba de ser criado o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital, um esforço de pesquisa e inovação que terá sede em Campinas (SP) mas com alcance em todo o Brasil. O centro é resultado da união entre Embrapa Agricultura Digital, FAPESP e um conjunto de instituições que têm como objetivo levar soluções baseadas em conectividade e tecnologias digitais para pequenos e médios produtores, com apoio de empresas e órgãos de governo. Com um investimento inicial previsto de R$ 25 milhões, o centro deverá criar dez Distritos Agro Tecnológicos (DATs). Esses pilotos de fazenda digital serão espalhados por todo o Brasil. Os dois primeiros já estão em funcionamento desde 2021, em Caconde e São Miguel Arcanjo, no interior do estado de São Paulo, que receberá três outras unidades.
Fonte: Inovação Tecnológica
Safra de café 2023/24 do Brasil deve chegar a 65 milhões de sacas
A safra brasileira de café 2023/24, cuja colheita está começando, parece em boa situação e capaz de oferecer bons rendimentos, indicando que é razoável uma visão de consenso de mercado de uma produção em torno de 65 milhões de sacas de 60 kg, informou um relatório da consultoria CTA (Coffee Trading Academy), divulgado dia 14 de abril. Analista da empresa, com sede na Flórida (EUA), Igor Bragato percorreu algumas áreas cafeeiras na semana passada e avaliou que a safra brasileira de café 2023/24 “não baterá nenhum recorde, mas parece ser uma melhora substancial em relação a 2022/23 e um ano bom para período de bienalidade negativa”. A nova safra brasileira é vista como fundamental para repor os estoques mundiais após dois anos de aperto que impulsionaram os preços de referência do café
Fonte: Forbes Agro;/Reuters
China abre novo mercado para produto brasileiro de origem animal
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República da China estabeleceram no dia 14 de abril protocolo sobre requisitos sanitários e de quarentena que devem ser seguidos por estabelecimentos brasileiros na produção de proteína processada de animais terrestres. Com isso, o país asiático abre um novo mercado para exportação do produto brasileiro. Usada para fabricar ração para animais, a proteína processada vem de aves e suínos e inclui farinha de carne, ossos, sangue e penas, entre outros. De acordo com o protocolo, os estabelecimentos interessados em comercializar o produto de origem animal para a China deverão ter sistemas eficazes de gestão de riscos e de rastreamento de qualidade. As inspeções nos abatedouros serão feitas antes e depois da morte dos animais.
Fonte: Sou Agro
Nanosatélite brasileiro para monitoramento agrícola e ambiental é lançado no espaço
O VCUB1, primeiro nanossatélite de alto desempenho desenvolvido pela indústria nacional, foi lançado na madrugada de 15 de abril, a partir da base de Vandenberg, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, que cumpriu a missão Transporter-7. Produzido pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre Embraer Defesa & Segurança e Telebras, o VCUB1 tem apenas 12 quilos de massa, mas carrega equipamentos de última geração, incluindo uma câmera de alta resolução capaz de coletar imagens com detalhamento de 3,5 metros, adequado para o sensoriamento remoto de culturas agrícolas e áreas ambientais.
Fonte: MundoGeo
Consumidor retraído impacta no mercado brasileiro de milho
O mercado brasileiro de milho registrou novos movimentos de queda nos preços ao longo da semana que passou. Segundo a Safras Consultoria, os consumidores estão apostando em uma colheita forte na segunda safra e fazendo apenas compras pontuais para atender as necessidades mais urgentes de demanda. Os produtores, por sua vez, seguem ofertando grandes volumes do cereal para venda, necessitando de espaços nos armazéns para estocar a safra de soja, o que acaba contribuindo para pressionar ainda mais as cotações no cenário doméstico. Ainda de acordo com a Safras Consultoria, o movimento de valorização do real frente ao dólar nos últimos dias também afetou o ritmo de comercialização do milho, contribuindo para uma queda nas cotações dos portos envolvendo negócios futuros para a safrinha de milho.
Fonte: Canal Rural