Farm News 13/02 a 19/02
Farm News 13/02 a 19/02
Gripe aviária: risco para o Brasil é maior agora
O Brasil, maior exportador de carne de frango do mundo, está livre da gripe aviária, mas rodeado de países na América do Sul que já registraram focos da doença. O Uruguai e a Argentina confirmaram casos nesta semana e, agora, o vírus está a poucos quilômetros da fronteira com o Rio Grande do Sul. O risco é alto e o setor agropecuário se mantém em alerta, com indústrias e governo aumentando práticas de biossegurança para tentar manter a doença longe daqui. Segundo o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart, estamos passando pela fase mais aguda de risco de agora até os meses de abril e maio. “O risco está relacionado à migração das aves”, afirmou. Os impactos para o agronegócio se dão via produção e exportação.
Fonte: Jovem Pan
Levantamento mostra atraso no plantio de milho 2ª safra em Goiás e no Paraná
Dados da EarthDaily Agro, empresa que realiza o monitoramento das lavouras de safra por satélite, mostram que, em Goiás, a curva do índice de vegetação (NDVI) evidencia um ciclo da soja mais longo na temporada atual, principalmente se comparado à safra passada. O que afeta o plantio da segunda safra do milho. As baixas temperaturas no início do desenvolvimento das lavouras colaboraram para o alongamento do ciclo. Com esse cenário, de acordo com a empresa de monitoramento, é de se esperar que a colheita da soja afete diretamente outra cultura. Assim, é estimado que se atrase o plantio do milho segunda safra. Para a segunda quinzena de fevereiro, tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS), indicam chuvas acima da média para parte das regiões produtoras de Goiás.
Fonte: Canal Rural
Aprovado em 2ª votação projeto que cria calendário da agricultura familiar
O Plenário aprovou em segunda votação a criação do calendário de produção da agricultura familiar do estado de Goiás. O objetivo da matéria, que leva o nº 2001/20, é informar a população sobre o tipo de cultura produzida, a região atendida pelo produtor, época prevista da colheita, e sua quantidade estimada.
Fonte: Alego
Certificado de Origem Digital reduz custos e tempo para o exportador brasileiros
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aplaude a publicação das Portarias 235 e 236 da SECEX/MDIC que disciplinam a nova forma de emissão de certificados de origem das cotas existentes de carne de aves para a União Europeia e o Reino Unido a partir de 01 de março de 2023. Atualmente a União Europeia e o Reino Unido mantém sistema de cotas com o Brasil nas exportações de carne de frango e carne de peru e o certificado de origem é um importante instrumento para o controle e correta alocação dos volumes de cotas em consonância com as licenças de importação.
Fonte: Notícias Agrícolas
China lança plantio de milho transgênico
A China provavelmente plantará menos de 1% de seus campos de milho com variedades geneticamente modificadas este ano, disseram duas pessoas familiarizadas com os planos, frustrando as esperanças de um lançamento total da tecnologia no segundo maior mercado mundial de milho. O ministério da agricultura designou cerca de 4 milhões de mu (267.000 hectares ou 660.000 acres) para serem plantados com milho geneticamente modificado ou transgênico este ano, disse um gerente sênior de um desenvolvedor de sementes chinês informado sobre os planos. Várias variedades serão plantadas em certos condados das províncias da Mongólia Interior, Jilin, Hebei e Yunnan, disse ele, recusando-se a ser identificado porque o plano não é público.
Fonte: Agrolink
Resistência de lagarta à soja Bt preocupa produtores de MS
Em Mato Grosso do Sul, produtores rurais estão preocupados com a ocorrência da nova lagarta falsa-medideira (Rachiplusia nu) em soja Bt, principalmente a de primeira geração no Brasil (Intacta RR2 Pro®). Segundo o pesquisador Crébio José Ávila, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), a ocorrência histórica dessa espécie é mais usual nos estados da região Sul do Brasil e na Argentina. Porém, a partir da safra 2019/2020, lagartas de Rachiplusia nu têm sido encontradas com mais frequência em outras regiões, como no norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, tanto em cultivares de soja convencional quanto na soja Bt de primeira geração.
Fonte: Agrolink
Etanol de milho impactará nas exportações do cereal na segunda safra
Terceiro maior produtor de milho, o Brasil deve aumentar a produção em 2023, mas avançará também no consumo interno, proporcionalmente. Parte desse avanço do consumo se deve à produção de etanol de milho, que se torna realidade em estados, como Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. As informações são da Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho, que lançou o plantio nacional do milho segunda safra nesta quarta-feira (15), em Campo Grande (MS). Segundo a Associação, o Brasil atingiu em 2022 a marca de 5,5 bilhões de litros de etanol de milho, um aumento de 800% nos últimos 5 anos.
Fonte: Agrolink
Exportação de café está comprometida com a Agenda ESG em 2023
O ano de 2023 começa com a governança socioambiental (ESG, na siga em inglês) em evidência, principalmente no que se refere às cadeias agropecuárias voltadas ao comércio exportador. Para o setor café, onde os países europeus são importantes mercados de destino dos grãos brasileiros, a rastreabilidade e a transparência na adoção de práticas ESG estarão no centro dos debates, dadas as aprovações e a entrada em vigência de legislações que visam aprimorar a responsabilidade corporativa no tocante aos impactos sociais e ambientais. Na esfera social, destaca-se a nova lei alemã de devida diligência em cadeias de fornecimento (LDCF), que passou a vigorar em 1º de janeiro de 2023. A lei impacta os fornecedores estrangeiros de empresas com sede na Alemanha, ou registradas no exterior, que empregam até três mil funcionários no país.
Fonte: Notícias Agrícolas