Como a plantabilidade pode fazer a sua lavoura render mais
Por meio da plantabilidade, é possível evitar falhas na semeadura, já que há maior precisão e uniformidade no plantio, o que pode garantir maiores rendimentos
A plantabilidade está entre as principais técnicas que ao longo dos anos têm contribuído para o maior rendimento da produção de grãos no Brasil.
Por meio dessa técnica, é possível fazer uma semeadura uniforme, o que favorece ao melhor desenvolvimento das culturas, do plantio até a colheita.
Além de conhecimento, ela exige o emprego de mão de obra qualificada, maquinários específicos e tecnologias de agricultura de precisão, como o MONITOR DE PLANTIO MAX7.
Saiba mais neste artigo como a plantabilidade pode te ajudar a ter maiores rendimentos e o que a FARMPRO te oferece para que isso seja possível. Boa leitura!
O que é plantabilidade?
A plantabilidade é um termo que se refere à precisão no plantio de grãos.
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a plantabilidade pode ser conceituada como “a quantidade de sementes (plantas) com espaçamento correto (perfeição na distribuição) por unanimidade de área e na profundidade correta”.
Os principais objetivos da plantabilidade, ainda segundo a Embrapa, são:
- depositar as sementes no sulco em profundidade uniforme;
- distribuí-las de forma equidistante, sem falhas;
- distribuir o fertilizante na profundidade e quantidade corretas;
- promover o contato entre o solo e a semente de forma apropriada para uma melhor germinação.
O sucesso da plantabilidade depende de diversos fatores, dentre eles a qualidade das sementes, a máquina semeadora e as condições do solo.
Em relação às sementes, elas devem ser de procedência garantida, classificada, livre de impurezas e deve passar por um tratamento preventivo contra pragas e doenças.
Além disso, precisa ter boa qualidade genética que garanta uma germinação uniforme e com vigor, e livre de outros patógenos e plantas daninhas.
Já a máquina semeadora, precisa estar bem regulada, sobretudo o mecanismo dosador, o condutor de sementes, o tipo de sulcador, a pressão do pneu na roda motriz e a interação com o solo.
Plantio direto sobre a palha (Embrapa)
Outro fator importante, é a velocidade da semeadura, que deve ser de até 8 km/h (máquinas pneumáticas) e entre 4,5 km a 6 km/h.
A velocidade interfere no sistema dosador (velocidade periférica), no ricocheteio das sementes no tubo condutor, no maior revolvimento do solo no sul e na oscilação da semeadura.
O solo, por sua, vez deve estar bem preparado para receber as sementes, sendo os principais requisitos para isso a umidade, a cobertura e a textura – geralmente, a semeadura é feita em solos onde se pratica o plantio direto na palha.
Como melhorar a plantabilidade?
Uma das principais formas de melhorar a plantabilidade é utilizando sementes de boa qualidade e que tenham passado por um tratamento fitossanitário.
Mas é preciso ter em mente que o tratamento também pode alterar as características superficiais e aumentar o atrito.Por isso, usar lubrificante melhora a plantabilidade.
Realizar essa melhoria pode fazer grande diferença no resultado final da colheita, pois o potencial produtivo das culturas inicia no momento da semeadura.
A eficiência da máquina depende também da escolha do disco e do anel.
Deve-se buscar o perfeito encaixe do disco para que sejam evitadas falhas e duplas, além de dano mecânico.
Outro fator que influencia na melhoria da plantabilidade é o tipo de preparo do solo, que pode ser no sistema convencional ou no plantio direto, quando há interferência mínima de maquinários com aragem e gradagem.
No caso do plantio direto, o sistema de corte deve estar bem regulado e afiado para que as sementes sejam depositadas no solo com eficiência.
O solo não deve estar úmido para uma boa plantabilidade porque pode ocasionar problemas de embuchamento durante a semeadura.
Assim, para um bom plantio, a palhada deve estar seca para evitar o envelopamento.
Como calcular a plantabilidade?
A plantabilidade é calculada por meio do CV (coeficiente de variação), cujo objetivo é avaliar a qualidade do plantio na lavoura.
Esse cálculo estima a variação do estande em relação à média. Quanto maior o CV, maior a diferença em relação à média e maior a irregularidade e distância entre as plantas.
No cálculo do CV, é medida a distância entre as plantas quando elas estão no estádio fenológico V2 ou V3 (de duas a três folhas no milho e o segundo ou terceiro trifólio na soja).
São feitas cinco subamostras por área de produção, sendo que a medição é realizada entre uma planta e outra em 5 metros lineares e em 5 linhas de plantio.
Também deve ser feito o cálculo da média dos espaçamentos realizados e o do desvio padrão dos espaçamentos.
CV = δ (desvio padrão / μ (média) * 100.
Considera-se aceitável um VC para a soja menor que 50% e para o milho menor que 30%.
Como a FarmPro ajuda a melhorar a sua plantabilidade
Uma boa plantabilidade depende do uso de tecnologias de agricultura de precisão, como o MONITOR DE PLANTIO MAX7 da FARPRO.
O MAX7 é o monitor de plantio mais avançado do mercado. Com ele, é possível fazer a aplicação das sementes em taxa variável, de forma precisa, e acompanhar em tempo real todo o processo.
Assista ao vídeo clicando aqui
Além disso, ele monitora as linhas da sementes e adubo, e realiza um mapa de plantio em tempo real. O equipamento tem uma barra de sensores inteligentes que mostra os sensores com problemas como prioridade sem mexer em nada.
Conceitualmente, o MAX7 foi desenhado para simplificar a instalação dele com sensores inteligentes que se conectam um com outro sem precisar de cabos extras, os quais informam a tela qualquer problema para segurança durante o plantio.
Tela do monitor de plantio MAX7 (FARMPRO)
O MAX7 é uma tela multifuncional, e você ainda pode comprar outros kits para usar a mesma tela como outro produto:
- GPS AGRÍCOLA;
- TAXA VARIÁVEL;
- CONTROLADOR DE VAZÃO.
Entre em contato agora com um especialista da FARMPRO e adquira o seu MAX7!
Conclusão
A plantabilidade envolve uma série de ações que devem ser feitas para que a semeadura ocorra de maneira uniforme a lavoura chegue ao seu ciclo final com bons rendimentos.
Para isso, no entanto, você deve realizar tanto ações preventivas, como o cuidado com as sementes, quanto a obtenção de conhecimento e qualificação de mão de obra para manusear as tecnologias de agricultura de precisão e os maquinários.
E com o MONITOR DE PLANTIO MAX7, da FARMPRO, você terá muito mais chances de fazer com que a sua lavoura alcance maiores produtividades.